Ser um assessor de investimentos é estar o mais próximo do cliente possível, tornar seu sonho possível através da distribuição e seleção de produtos disponíveis no mercado financeiro. Mas não é somente isso, é ouvir tudo que o cliente tem pra falar, e entender todas suas perspectivas e trabalhar para alcançá-las.
Sempre tive o sonho de trabalhar no mercado financeiro, desde pequeno ficava me imaginando como “caixa de banco”. Sempre que ia com minha mãe ao banco, ficava fissurado pelo pessoal contando notas, usando os computadores e fazendo cálculos. Embora a paixão tenha crescido pouco a pouco, não foi em um banco que comecei minha carreira profissional, mas sim como Propagandista Médico em Laboratório Farmacêutico, na área comercial, de lá veio a “pegada das vendas”, atendimento consultivo e relacionamento com clientes.
Minha porta de entrada em banco, se deu em 2011 no Itaú onde pude participar de um programa de trainee que durou 6 meses, 15 dias em campo (Agência) e 15 dias na Matriz do Itaú estudando produtos bancários, fui para o segmento Empresas e pude ter a noção de como funciona o financeiro das empresas, como gira um caixa, as necessidades de linhas de crédito para empresários, etc.
Mas senti que ainda me faltava algo, a parte de investimentos e com isso, estudei por conta própria as diversas oportunidades em produtos de investimentos, Renda Fixa, Renda Variável, Derivativos, ETFs, entre outros. Em pouco tempo consegui uma vaga no Citibank, que se tornou uma grande escola pra mim, fiquei focado em investimentos para clientes alta renda. Foi um longo período trabalhando no Citibank, muito aprendizado. E já nessa época era claro pra mim a transformação do mercado financeiro pelas corretoras, modelo de distribuição da XP Investimentos, atendimento, tecnologia a favor do cliente, quantidade de produtos disponíveis e uma plataforma aberta para outros gestores.
A partir daí, em 2017, comecei a construir minha meta e a traçar o plano de migrar de carreira e ser empreendedor. Essa jornada de funcionário de banco para sócio de um escritório de investimentos da XP não foi simples ou fácil, porém com a ajuda do time da Nortus Investimentos, treinamentos da XP, tenho tido muito êxito nessa transição de carreira que já caminha para dois anos.
Acho que os grandes ganhos estão em desenvolver o olhar de dono do negócio e claro, flexibilidade de tempo, melhor qualidade de vida, poder atender o cliente da melhor maneira possível com mais produtos disponíveis e toda a estrutura que a XP Investimentos oferece para os escritórios.
A chave não virou logo de cara, demora pra um profissional que trabalhou a vida toda em banco entender como é o dia a dia de um assessor de investimentos. Seu salário depende exclusivamente de você, mas o céu não é o limite, como assessor você pode receber muito mais que um salário fixo, ticket e bônus, que é o que geralmente os bancos tradicionais oferecem, dependendo do tamanho da sua carteira você pode ter ganhos exponenciais e conseguir um retorno financeiro muito acima da média do brasileiro. Claro, com muito trabalho, muita transpiração e contatos frequentes com clientes e muito, mas muito networking.
Sei que esse é só o começo da minha jornada, me vejo tranquilamente como sócio assessor e aqui na Nortus Investimentos pelos próximos dez, vinte anos ou mais.
Se você me perguntar se me arrependo de ter pivotado minha carreira, me desprendendo da CLT e entrando no mundo do empreendedorismo como assessor de investimentos e sócio de um escritório credenciado da XP Investimentos? Eu digo a você que sim, me arrependo de não ter feito essa transição antes!