Gostaria de listar alguns pensamentos e ideias sobre investimentos que embora possam parecer redundante, entendo ser fundamental para o momento de decisão de alocação de seus investimentos.
1- Diversificação é diferente de pulverização. Esse pode ser um dos maiores erros em gestão de investimentos. Diversificação é a busca pela melhor relação entre risco e retorno, procurando por ativos com comportamentos contrários, isso traz maior adaptabilidade às flutuações do mercado e do cenário político-econômico. Pulverização é simplesmente dividir seu patrimônio em um grande número de ativos, mas com características semelhantes ou desconhecidas.
2- Não tenha medo de volatilidade. Se você tiver um bom mix entre renda variável e renda fixa, você pode usar a volatilidade como uma oportunidade. Utilizando a alocação em renda fixa para garantir suas necessidades e planos para os próximos 5 anos, você poderá operar como um investidor de longo prazo. Desse modo, você não precisa se preocupar com a volatilidade no curto prazo, e assim, não ficar à mercê do humor do mercado.
3-Taxas podem arruinar sua rentabilidade. Mas isso não significa que você deve olhar somente para a taxa de administração de seus investimentos, uma vez que a rentabilidade divulgada já é líquida de taxas. O foco deve ser na relação risco x retorno.
4- Se você não acredita nos fundamentos de um determinado investimento, não invista. A maneira mais rápida de se decepcionar é ser seduzido por rentabilidade passada. Na primeira queda que você ver seus ativos sofrendo, você pode querer resgatar e esse não é o comportamento dos investidores de longo prazo de sucesso.
5- Baixo giro de carteira é o segredo. Praticamente nenhum investidor teve bons retornos comprando e vendendo ativos constantemente. Pode até funcionar por um ou dois anos, mas a habilidade de ativamente ter lucros consistentes com isso é muito próxima de zero (fica ainda pior quando consideramos os custos envolvidos nas transações).
Aqui na Nortus Investimentos, escritório credenciado à XP Investimentos, atuamos lado a lado com os clientes, ajudando-os a seguir esses princípios básicos e principalmente contribuindo para a conquista de seus objetivos.
Sobre Bruno Zaneti:
Bruno Zaneti é Graduado em Comércio Exterior, com pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC-RS, MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV-RJ e MBA em Ações e Stock Picking pelo IBMEC-SP.
Antes de se tornar sócio do escritório, atuou no Private Banking da Caixa Econômica Federal. Profissional com 7 anos de experiência no mercado financeiro, possui as certificações financeiras CPA-20, CEA, CFG, CGE, CGA, ANCORD e CFP. É candidato ao CFA (Chartered Financial Analyst).
Possui relevante experiência em planos de previdência (VGBL e PGBL) como objeto de proteção e sucessão patrimonial. Pelo segundo ano consecutivo, foi um dos assessores da Nortus Investimentos a receber o selo XP Private.