Fale Conosco

(11) 4839-0230

INVESTIMENTOS

Oferta Pública

Oferta Pública

Uma oferta pública (IPO), consiste na disponibilização de ativos ou veículos de investimento para qualquer investidor. É o que acontece quando uma empresa disponibiliza suas primeiras ações na bolsa de valores, por exemplo. Após a abertura inicial também podem acontecer outras ofertas. Nesse caso, uma empresa que já tem capital aberto oferece novas ações aos investidores. Em todos os casos, o processo deve ser organizado seguindo regras específicas e devem contar com o aval da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Vantagens da Oferta Pública

Conheça as vantagens de investir em Oferta Pública com a Nortus Investimentos

Dependendo das expectativas do mercado, a primeira venda de ações ou de cotas de fundos de investimento pode acontecer com preços mais baixos. Se isso acontecer, as cotações podem se valorizar com o tempo. Com isso, você pode encontrar uma oportunidade para obter os ativos ou cotas por um preço médio menor. Ao mesmo tempo, tem a chance de aproveitar uma valorização mais acentuada no longo prazo.

Outra vantagem que as ofertas públicas oferecem é a segurança institucional. Afinal, todo o processo envolve normas e é fiscalizado pela CVM. Isso permite que você tenha acesso a todas as informações necessárias para tomar uma decisão embasada. O motivo para isso é que a empresa ou o fundo são obrigados a disponibilizar uma série de dados para que o processo seja autorizado.

Quando uma instituição participa de um IPO, ela tende a melhorar a transparência e a governança corporativa,  a fim de atender os requisitos da CVM. Desse modo, ela ganha mais credibilidade no mercado e consegue atrair ainda mais pessoas que desejam investir em suas ações. Portanto, podemos dizer que o IPO é uma forma de a companhia fortalecer a sua imagem. Com a maior transparência, ela tende a melhorar a sua relação com investidores, clientes, fornecedores e  parceiros —o que pode resultar em benefícios para os acionistas.

Já pensou em especular na bolsa? Se esse é o seu objetivo, o IPO — e o follow on — podem ser uma oportunidade de comprar ações por um preço mais baixo, como você viu. Com isso, é possível obter lucro já nos primeiros dias de negociação. Desse modo, investidores com perfil especulativo podem participar dessas ofertas com o objetivo de se desfazer dos papéis em pouco tempo. O foco, portanto, não está no longo prazo. No entanto, é importante ter atenção a essa possibilidade. Afinal, os ganhos não são garantidos. Como se trata de renda variável, existem chances de que os papéis, por exemplo, não performer tão bem quanto o esperado.

Quer mais Informações?

Deixe seu contato e nossos especialistas retornarão em breve para esclarecer suas dúvidas.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas dicas

Quer saber como começar a aumentar seu patrimônio?

Deixe seu contato e nossos assessores retornarão em breve para um atendimento personalizado.