Por 8 edições consecutivas, desde sua primeira avaliação, a Nortus Investimentos conquistou e mantém o Selo de Excelência em Atendimento NPS concedido pelos clientes de acordo com os parâmetros da XP Investimentos.
O Net Promoter Score, ou NPS, é uma metodologia que mede a satisfação dos clientes em empresas de todos os segmentos. Com avaliações extremamente positivas, somos destaque no setor financeiro.
Entenda como o cálculo é feito e porque nosso desempenho é tão satisfatório.
PASSO 1
Critérios de avaliação
Todos os clientes da XP recebem a pesquisa semestralmente. Ela é enviada por e-mail e medida desde 2014. O cliente tem a oportunidade de responder a uma pergunta-chave:
De 0 a 10, como você recomendaria a XP Investimentos a um amigo ou familiar?
Além dessas perguntas, são coletadas informações adicionais que justificam a nota aplicada.
PASSO 2
Na ponta do lápis
A metodologia do NPS entende que é possível classificar as avaliações em 3 categorias:
Clientes Promotores
São clientes mais satisfeitos e entusiasmados com o serviço prestado pela XP. Os promotores oferecem feedbacks construtivos e que ajudam a elevar o nível de excelência da experiência.
Clientes Neutros
São clientes que percebem valor no serviço, mas não são necessariamente entusiasmados e possuem ressalvas quanto a alguns pontos da experiência. Seu feedback é extremamente valioso para indicar como melhorar pontos que ainda não atingiram a excelência desejada.
Clientes Detratores
São clientes nos quais a empresa ainda não conseguiu causar um impacto positivo. Normalmente passaram por alguma falha ao longo da experiência. É crucial escutar esses clientes para que os problemas possam ser resolvidos da maneira mais rápida possível.
PASSO 3
Informação que vira solução
As respostas coletadas são usadas com 3 grandes propósitos:
1. Tomadas de decisões estratégicas:
Ao escutar os clientes, podemos identificar pontos cruciais na qualidade do serviço. Um exemplo de decisão tomada com base no NPS foi a isenção de todas as taxas de serviço da XP.
2. Melhora de ferramentas e processos:
Ninguém é melhor do que o próprio cliente para dizer o que foi bom e o que pode melhorar ao longo da experiência. Essas informações nos ajudam a lapidar detalhes em todas as etapas do processo e, assim, maximizar a experiência como um todo.
3. Comunicação direta com os clientes
Gestores da XP e dos escritórios credenciados possuem acesso a essas informações. Isso permite resolver problemas pontuais dos clientes e tirar suas dúvidas.
Número de outras empresas que também usam a metodologia do NPS
Referência: website NPS Benchmarks