Máximo Antonelli, assessor de investimentos e diretor responsável da Nortus Investimentos participou do 1º Encontro ABAI- Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos de Diretores Responsáveis com a CVM e a BSM – Supervisão de Mercados, que reuniu mais de 200 escritórios de assessoria de investimentos, no auditório do Ibmec, São Paulo.
Representantes das plataformas de investimentos XP Investimentos, Ágora Investimentos, Andbank, BTG Pactual e Safra Invest estavam presentes, assim como representantes da ANCORD, entidade credenciadora.
O evento teve a abertura do presidente da CVM, João Pedro Nascimento, que destacou a importância do papel do assessor de investimentos dentro de um cenário de open capital markets, seguido pelo 1º painel com Andre Passaro, Superintendente da SMI CVM, que comentou sobre o papel do diretor responsável e por fim, no segundo painel Andre Eduardo Demarco, Diretor de Regulação da BSM e Fatima Guerra, Superintendente de Auditoria da BSM, comentaram sobre o papel da supervisão e aspectos referentes a fiscalização.
No evento foi divulgado o FAQ elaborado pela ABAI e BSM, validado pela CVM, equalizando o entendimento da Resolução CVM 178.
O que é a ABAI?
A ABAI tem o objetivo de ser a interlocutora dos assessores de investimentos junto ao mercado e aos órgãos reguladores, desempenhando um papel fundamental na modernização e no aprimoramento das regras que regem a sua atividade, como também nas melhores práticas a serem implementadas pelos seus associados.
A associação acredita que quanto mais acesso à educação as pessoas tiverem, mais terão consciência sobre à importância de empreender. Esta visão gera um enorme impacto em toda a sociedade.
O que faz a ABAI?
- Foca apenas nos interesses dos Assessores de Investimentos
- Gestão independente e voluntária de seus associados
- Administração profissional e sem vínculo com participantes do mercado
- Interação com todas as Associações de Classe, buscando sinergia e pautas comuns
Resolução CVM 178
A Resolução CVM 178, em vigor desde 01/06/2023 representa um grande avanço na profissão de assessor de investimentos, regulamentado diversas questões e atualizando outras.
Durante o encontro o trabalho do assessor de investimentos, nome agora regulamentado, o que antes era agente autônomo de investimentos, foi bastante elogiado, pois todos os estudos mostram que a atuação do assessor de investimentos, tem papel multiplicador relevante no mercado financeiro.
Regiões e públicos “ esquecidos” pelo mercado de capitais, começaram a fazer parte deste ecossistema, via assessor de investimentos, o crescimento do número de CPFs inscritos no mercado de capitais tem uma grande correlação com o aumento de assessores de investimentos.
O ponto central da reunião foi tratar da atuação do “ diretor responsável” de cada escritório, junto aos órgãos reguladores, credenciadores, intermediários e auto reguladores, este profissional acumula responsabilidades regulatórias, nos termos e obrigações do art. 26 da CVM 178 devendo atuar como ponto focal, multiplicador e fiscalizador.
No encontro tratamos de dúvidas sobre a atuação deste profissional, sobre auditoria e uma aproximação dos escritórios com órgãos reguladores e fiscalizadores.
Em minha visão, este tipo de encontro é muito importante, pois acredito que o diálogo é a melhor maneira de evolução, os órgãos reguladores sempre estiveram muito “ fora do alcance” dos assessores de investimento, isso agora caiu por terra, mostrando que estamos juntos, avançando na evolução da profissão. Conclui Máximo Antonelli.
LEIA TAMBÉM: