O que fazer no Domingão? Para um grupo entusiasmado de mulheres, o último 21 de agosto foi dia para aprender mais sobre investimentos em um evento de orientação ministrado pela assessora de investimentos da Nortus Erika Hoeppner Ortega.
Foram 4 horas de conteúdos relevantes sobre os principais conceitos do mundo de investimentos e como começar a trabalhar com seu dinheiro.
“O Grupo foi bem eclético, com executivas, bancárias, médica, professora e advogada. Todas tinham uma visão clara da importância de guardar para a aposentadoria e de aprender a investir. Agora, puderam conhecer melhor o mercado, tipos de produtos e riscos, assim, vão poder começar a investir com segurança”. Comenta Erika.
O evento tratou de dar um overview geral sobre o que é Selic, CDI, inflação, fundos, indexadores, tipos de renda fixa, etc.
“Posso traduzir o curso como pílulas de conhecimento, falamos de conceitos básicos, mas que ajudam a esclarecer e prestar mais atenção a uma serie de informações que recebemos de bancos e investidoras. Entender diferenças entre fundos, créditos privados e de bancos por exemplo, nos ajuda a escolher melhor onde queremos investir”. Comenta Angelica Casalli.
Quando questionada sobre o evento a Dra. Tassi (Tassiana Rodrigues Alves), que atua na área de longevidade, afirmou:
“Falar sobre investimentos é um tema muito relevante atualmente pois estamos vivendo cada vez mais, a grande questão é: com qual qualidade?
E qualidade de vida não é só sobre saúde física mas também sobre saúde e tranquilidade financeira. Portanto a área de investimentos abre as portas para que mesmo na idade avançada possamos ter momentos de alegria, fazendo o que gostamos, encarando a vida de forma mais leve, com menos preocupações.
No evento de orientação que tivemos com a Erika me fez enxergar quão carente estou de informações de qualidade nessa área. Para mim, falar de dinheiro era uma espécie de tabu, tanto que não costumava dedicar muito tempo a esse assunto tão importante.
Achei muito legal que tenha sido para o público feminino, pois nós temos um papel relevante de produtividade na nossa sociedade atualmente!
De forma leve e descontraída, aprendemos conceitos importantes e agora não seremos mais enganadas por instituições querendo nos vender produtos de impacto irrelevante!
Estou ansiosa pra montar minha primeira carteira de investimentos!”
Em uma pesquisa realizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em parceria com o Datafolha as mulheres que investem tendem a ser conservadoras e evitam o risco: 83% delas escolhem a poupança na hora de investir, a poupança é um investimento muito popular, por isso, a educação financeira é tão importante. Com mais conhecimento acerca dos produtos é possível uma maior diversificação da carteira de investimentos controlando riscos e respeitando o perfil das investidoras.
“Contribuir com meu tempo e conhecimento de maneira voluntária foi gratificante, minha expectativa é que as meninas, minhas amigas, tenham mais segurança na hora de investir e acreditem que é possível conseguir resultados mais significativos em médio e longo prazo. E que venham as próximas turmas”. Conclui Erika.