Nos últimos anos, o mercado financeiro tem sido alvo de um aumento significativo de fraudes e golpes digitais. Com a sofisticação dos golpistas, é essencial estar em alerta para proteger seu patrimônio.
Para ajudá-lo(a) a se proteger contra essas ameaças, compartilhamos algumas dicas importantes para evitar possíveis fraudes em sua conta:
- Fique atento às abordagens suspeitas: Os fraudadores sempre usam táticas para despertar sua preocupação. Esteja vigilante.
- Confirme por e-mail, não por telefone: A XP não liga para o cliente para confirmar movimentações na conta; essa comunicação é realizada exclusivamente por e-mail.
- Não existem transações financeiras de teste: Não caia nessa armadilha. Desconfie de qualquer transação que pareça suspeita.
- Desconfie de ligações telefônicas da XP: Se alguém alegar ser da XP e solicitar informações, esteja ciente de que isso pode ser uma tentativa de golpe.
- Não altere sua senha por telefone: Nunca realize alteração de senha ou qualquer ação no aplicativo sob orientação de qualquer contato telefônico.
- Baixe apenas aplicativos oficiais: A XP não utiliza módulo de segurança; os únicos aplicativos da XP que você deve ter em seu dispositivo são: XP Investimentos e XP Trader. Nunca instale aplicativos adicionais.
- Evite sites e links suspeitos: Nunca acesse sites ou links suspeitos, e nunca informe dados da conta fora do ambiente site e app oficial.
- Nunca compartilhe senhas, tokens ou códigos: Em nenhum contato a XP ou escritório solicitará senha, token ou qualquer código enviado por SMS ou e-mail.
- Verifique os números de contato: Certifique-se de entrar em contato apenas com números de telefone listados no site oficial da XP e/ou Nortus.
- WhatsApp da XP é apenas receptivo: O número de WhatsApp da XP é usado apenas para receber mensagens; a XP não realiza ligações por ele.
E o mais importante:
Suspeitou de qualquer comunicação ou abordagem? Pare imediatamente, desligue a ligação e entre em contato com o assessor da sua conta, o WhatsApp Operacional ou com os canais oficiais da XP.
IMPORTANTE: Em caso de tentativa de fraude, perda ou roubo, ligue imediatamente para o canal de bloqueio da XP: (11) 4003-3710, opção 1 > opção 1 novamente. Informe os dados solicitados para efetuar o bloqueio da conta. Este canal funciona 24 horas por dia. Após realizar o bloqueio da conta, entre em contato com o(a) assessor(a) da conta ou com o Operacional Nortus para receber o suporte necessário.
Aproveitamos para compartilhar os canais oficiais da XP e Nortus:
- Autoatendimento via Whatsapp XP: +55 11 49535-2720
- Telefone XP:
- Capitais e regiões metropolitanas +55 11 4003-3710
- Demais localidades 0800-880-37101
- Clientes no exterior: +55 11 4935-2701
- SAC XP – Dúvidas, Reclamações e Orientações: 0800 772 0202
- WhatsApp Operacional Nortus: +55 15 3500-7853
- Telefone Nortus: +55 11 4839-0230
- Ou contate o(a) assessor(a) de investimentos da sua conta.
Esteja sempre atento e siga essas medidas de segurança para proteger seus investimentos.
Escrito por Claudia Lima – Head Operacional na Nortus Investimentos.