Fale Conosco

(11) 4839-0230

Odile Ginaid: Atleta, Assessora e Mãe do Dante!

No dia 07 de Julho a Assessora de Investimentos da Nortus Investimentos Odile Ginaide foi entrevistada pelo jornalista Pedro Figueiredo no canal do Instagram da CRC News. Para aqueles que perderam a live, segue o conteúdo na íntegra:

https://youtu.be/kWnMKgjRs_Y

Pedro Figueiredo: Odile por favor se apresente para nossos convidados:

Odile Ginaid: Me chamo Odile Ginaid sou assessora da Nortus Investimentos sou velejadora, e sou Mãe do Dante, que agora fez 3 meses pode ver que meu dia ficou mais louco, agora eu tenho 24 horas completas, sou formada em administração, tem uma pós-graduação em projetos pela FGV, certificação da Ancord, do mercado financeiro e o CEA que é para especialista de investimentos.

Pedro Figueiredo: Como você entrou no mercado financeiro?

Odile Ginaid: Eu indiretamente fazia a gestão da carteira familiar e sempre dava dicas para os amigos, e aí um dos gerentes falou “ por que você não se torna assessora, você leva jeito, você já faz tanta coisa” e aí eu disse “é pode ser”, mas no período eu estava focada como atleta profissional, e esse foi meu foco exclusivo até 2016, embora eu não pretendo parar de velejar nunca. Só que aí ele falou “você vai continuar tendo a sua flexibilidade” eu falei “não, não posso fazer duas coisas, eu preciso me dedicar a uma coisa ou outra”.
Mas isso ficou na minha cabeça, embora a jornada como atleta tenha sido espetacular, quando terminei o ciclo olímpico em 2016, me classificando como reserva, eu fui para São Paulo e comecei a fazer a especialização no mercado e entrei, estou aqui e agora e é a minha profissão da vida.

Pedro Figueiredo: Perfeito, E você falou que foi uma sugestão de um gerente certo? Então você tinha a familiaridade com a profissão de assessor, o que faz um assessor?

Odile Ginaid: Eu não tinha conhecimento da rotina de um assessor, mas ele me explicou tudo e eu sempre bati na tecla com ele o seguinte, sempre fui do ar livre eu sempre estive no esporte velejando no mar, eu falei “eu não vou ficar no escritório, de 8h00 da manhã às 18h00 da tarde”, e ele falou “não, não tem nada a ver, estou te dando a oportunidade de você ir para a profissão correta, você vai adorar”. Então foi isso mesmo que aconteceu, tudo que ele falou foi verdade, então é flexível eu faço o meu horário, entrego, mas faço meu horário. Posso estar em outro lugar, não preciso estar em São Paulo, hoje eu estou em Vitória, por exemplo, estou com o Dante aqui em Vitória e pretendo retornar para São Paulo, a flexibilidade foi o que mais me chamou atenção nesse mundo de assessoria.

Pedro Figueiredo: Quais foram os desafios nessa nova carreira para você?

Odile Ginaid: Meu maior desafio foi justamente consolidar a carteira de investimentos, porque eu não vim do mercado financeiro, eu não vim de banco, eu era atleta, eu gerenciei a carteira de família e amigos, então a consolidação foi um pouco mais lenta mas ela aconteceu. Quando você faz um bom trabalho, um amigo indica pra outro, a carteira vai ganhando corpo, então isso pra mim foi a maior dificuldade no início, mas agora já estamos, digamos que naquele voo mais tranquilo. Outra grande dificuldade que a gente tem também é a de filtrar a informação, hoje em dia gente tem muita informação, precisamos passar a informação correta para o cliente, sempre, são 24h, hoje com celular na nossa mão são 24h recebendo informações e notícias, então a gente tem que está filtrando para passar para o cliente a tranquilidade.

Pedro Figueiredo: Com certeza, E aí tem outra coisa bem bacana, você é uma das 6 fundadoras da Nortus Investimentos, a gente já falou na revista sobre a Nortus Investimentos, nós contamos um pouquinho da história, mas queria ouvir de você, queria que você contasse pra gente como é que foi essa fundação, como foram os primeiros passos no escritório?

Odile Ginaid: Nós somos em 6 sócios fundadores, três homens e três mulheres, a gente já nasceu com essa diversidade, nós nos conhecemos outra operação, vimos que tínhamos energia pra fazer algo diferente, algo novo, então olhamos um para o outro e falamos: “vamos fazer? vamos encarar? vamos”!
No início de 2020 a Nortus Investimentos nasceu, em fevereiro de 2020, em março de 2020 a gente entrou no escritório e começamos a pensar na reforma. Lockdown, primeiro lockdown, e aí? O que que a gente faz? A gente estava com escritório, não podíamos mexer, não sabíamos onde a pandemia iria parar, mas sabíamos que precisávamos cuidar dos nossos clientes, que são o nosso principal foco. Fomos para o escritório com uma cadeira de varanda de um dos sócios, internet de alta velocidade, e a gente operando, fazendo tudo pelo cliente, o cliente nem vendo tudo isso acontecer, e falando nós falando um pro outro: “vamos ficar ,vamos fazer”. Assim que liberado começamos o processo de mudança do escritório, aquelas reformas da madrugada. Então toda vez alguém ia lá de madrugada pra monitorar, foi um início bem raiz, de digamos assim.

Pedro Figueiredo: E deu certo, apesar desafio, ninguém esperava o lockdown, uma pandemia assim tão agressiva, foi bem desafiador pra vocês…

Odile Ginaid: Com certeza. Ainda mais porque começamos a operação na pandemia. Foi realmente uma prova de fogo na Nortus Investimentos. E a Nortus Investimentos só cresceu.

Pedro Figueiredo: De onde veio o nome Nortus Investimentos?

Odile Ginaid: Isso é uma história muito engraçada eu passei agora bisbilhotando o nome do meu filho, começamos com uma lista de nomes pra ir afunilando a gente morria de rir, quando a gente estava escolhendo o nome, cada nome que cada um jogava Ia para votação, foi muito engraçado. No final a gente acabou foi afunilando e chegando em “Nortus”, não poderia ter sido um nome melhor, ele caiu bem com a gente, Nortus do inglês significa, “North” que é Norte, e “Us” que somos nós, então somos todos nós buscando o melhor caminho, a melhor solução pro nosso cliente.

Pedro Figueiredo: Ainda falando desse começo da fundação, além do nome tem toda a preocupação com a identidade visual, o logo e tudo mais, como foi isso?

Odile Ginaid: Precisávamos criar uma logotipo que mostrasse a mensagem que a gente queria passar pro cliente, a mensagem de tranquilidade, de segurança ,de perpetuidade dos investimentos , que fosse algo duradouro, fosse algo que ele visse que guiava para o investimento que ele precisava, cliente é único aqui na Nortus Investimentos, então a logo tinha que transmitir tudo, contratamos uma agência, com certeza, somos do mercado financeiro mas marketing a gente precisa de ajuda, por isso contratamos uma empresa que capturou a essência e criasse o logotipo.

Pedro Figueiredo: E deu certo não é? Trouxe sorte pra vocês?

Odile Ginaid: Se você reparar, nossa logo é um N, N de Nortus, representa as oscilações do mercado mas se bem administrado ele sempre vai pra cima e também apontar o norte, então, cada cliente, “ah onde que eu vou investir?”, “qual é o seu objetivo?”, “onde você quer chegar?”, então, o N também representa a objetividade, pra onde queremos ir.

Pedro Figueiredo: Estamos em uma live aqui no Instagram, uma das principais redes sociais da atualidade, como é pra vocês esse movimento, como olham para as mídias sociais?

Odile Ginaid: As mídias sociais hoje fazem parte do nosso contexto atual, não dá pra ficar de fora das mídias sociais, o que se torna até uma maneira de mostrar um pouco do nosso escritório. Eu tenho um cliente que atendo online que mora em Belém, que nunca foi visitar nosso escritório em São Paulo ou em Sorocaba, eu espero que ele venha um dia nos visitar, mas ele consegue por meio das mídias sociais e do site, ver as pessoas que trabalham no escritório, pessoas que fazem acontecer. Eu acho também essa parte da integração da mídia social bem legal, e a gente também quer ser referência, quer falar de mercado, expor isso, pra continuar sendo referência nesse mercado.

Pedro Figueiredo: As redes sociais ajudam nessa aproximação, acabam democratizando o acesso à informação. As pessoas conseguem ter um contato mais fácil, mais direto.

Odile Ginaid: Exato, exato.

Pedro Figueiredo: Então agora queria falar um pouquinho sobre esse assunto que eu acho que está todo mundo curioso, sobre sua vida de atleta. Fala mais um pouquinho mais pra gente desse período da sua vida…

Odile Ginaid: Comecei bem pequenininha, com oito anos minha mãe me jogou lá no barco pra velejar, então eu comecei desde os oito anos e não parei. Fui mudando de classe, minha classe principal ficou sendo o Laser, participei em equipe, participei em dupla o importante é estar na água. Durante esse período que foi praticamente mais de 20 anos velejando, que não vai parar. No período como atleta profissional tive oportunidade de viajar o mundo todo, acho que passei por todos os continentes competindo então foi muito bacana, me trouxe muito senso de responsabilidade e autonomia, com certeza foi o maior investimento que meus pais poderiam ter me dado.

Pedro Figueiredo: Você veleja todo dia?

Odile Ginaid: Todos os dias na época do atletismo. As vezes as pessoas nos veem apenas na competição ganhando medalha, mas não fazem ideia do trabalho por traz. Treinamento físico, alimentação muito saudável, é tempo de água, a gente fala que velejar é tempo de água, estar no mar. Eu estava sempre em treino, aqui, no Rio de Janeiro, Florianópolis, que são centros que tem mais gente velejando no Brasil, para não ficar solta em Vitória eu me juntava com as pessoas do Rio de Janeiro, de Florianópolis, São Paulo, a gente sempre estava junto para evoluir, a gente evolui junto. Se eu ficasse sozinha treinando eu não sabia o que eu precisava melhorar, então eu viajei muito também durante esse período pra estar buscando o aperfeiçoamento.

Pedro Figueiredo: Você vem pra São Paulo logo, certo? E aí como vai ficam os treinos?

Odile Ginaid: São Paulo tem um litoral maravilhoso pra velejar, a represa Guarapiranga. Velejei muito na represa Guarapiranga, Ilha bela. Ilhabela é um centro clássico da vela no Brasil, então, tem muita oportunidade aí para os paulistas.

Pedro Figueiredo: então você não vai ficar longe da vela de maneira alguma?

Odile Ginaid: Não, não vou ficar. E também é tão rápido pegar um avião e vir pra Vitória ou ir pro Rio… agora estou ficando mais aqui em Vitória, então agora eu estou de cara pra água.

Pedro Figueiredo: O que você aprendeu durante esse período competindo que você trouxe pra sua vida como assessora?

Odile Ginaid: A disciplina, a gente precisa ser muito disciplinado pra poder conseguir os objetivos, trabalho em equipe, quando a gente está num barco com 5 ou 6 pessoas, uma pessoa erra, a equipe inteira que errou. Então assim, todo mundo tem estar bem alinhado na sua função pra poder fazer tudo E com certeza o trabalho árduo, a gente sabe o que o resultado não vem de um dia para a noite, as vezes são anos, meses de treinamento pra você aperfeiçoar para um evento, tudo eu trago comigo eu sei que preciso do trabalho árduo pra poder chegar onde eu quero, ter a disciplina e eu tenho que trabalhar bem com a minha equipe, e a equipe minha hoje é a equipe Nortus Investimentos.

Pedro Figueiredo: Como se a Nortus fosse um barco e vocês todos velejando juntos levando isso para o melhor caminho, muito bom, parabéns pela sua história, muito bacana. Agora vamos falar um pouquinho sobre o momento atual da Nortus eu sei que tem um projeto aí que você quer apresentar, conta pra gente.

Odile Ginaid: Sim, estamos colocando em prática agora o projeto Nortus 2.0, ele é dividido em três pilares, que são talentos, processos e governança, processo e estratégia. A gente quer focar muito no talento, pessoas, são elas que levam ao processo, queremos capacitar todos os que entram aqui na Nortus Investimentos, a gente está de portas abertas para receber, nós estamos crescendo, expandindo, talento é o nosso foco principal que conduz a todos os outros processos.

Pedro Figueiredo: Que tipo de profissional vocês estão procurando?

Odile Ginaid: Nós estamos procurando assessores comerciais que conheçam a nossa história e que se identifiquem. Nós queremos fazer diferente, queremos ser muito transparentes mostrando realmente o que é assessoria, quando entrei também me mostraram, então eu quero mostrar isso, que aqui é diferente, aqui há transparência, quero que a pessoa que entre aqui tenha a nossa cabeça, pra ficarmos cada vez mais forte.

Pedro Figueiredo: Quais são os próximos passos da Nortus Investimentos?

Odile Ginaid: Nós estamos implementando a Nortus 2.0 pra depois passar para 3.0, 4.0, 5.0, não vamos parar nunca. sempre inovando, sempre se atualizando, para sempre estar crescendo, crescendo organicamente, crescendo com calma, a gente ficou dois anos na pandemia e estamos agora começando esse processo de crescimento porque esses dois anos o foco único foram nossos clientes, tinhamos que cuidar do cliente, tínhamos que entender o que estava acontecendo no mundo, tínhamos que organizar, existia muita mudança de portfólio, então foco integralmente nossos clientes, e ainda é, mas agora podemos respirar e trabalhar na expansão, a gente está com o comitê de transformação, com um executivo que está nos ajudando, estamos com uma pessoa pra fazer o RH, uma pessoa de marketing, precisamos ter os especialistas pra fazer isso acontecer, eles estão entendendo o que a gente quer, estamos trabalhando todos juntos.

Pedro Figueiredo: Odile muito obrigado, vou deixar um tempo final para sua despedida.

Odile Ginaid: Agradeço a oportunidade de estar aqui conversando, acho legal as pessoas verem que é possível ter sucesso no mercado financeiro, se você botar disciplina, botar foco, você saber onde você quer chegar. Talvez demore um pouquinho mais de tempo mas você vai chegar lá. Qualquer pessoa pode se tiver interesse na profissão. Pode procurar a gente, para explicarmos um pouco mais, eu sou o caso que não vim de banco os outros sócios vieram de banco então a gente tem os dois lados e se precisar, se alguém quiser entrar em contato fique a vontade, estamos expandindo.

QUER SABER MAIS SOBRE COMO SE TORNAR UM ASSESSOR DE INVESTIMENTOS? CLIQUE AQUI.

 

Quer saber como começar a aumentar seu patrimônio?

Deixe seu contato e nossos assessores retornarão em breve para um atendimento personalizado.

Simular Form